Danielbiologo's Blog

Bicicleta na rua: é trânsito seguro e ruas humanizadas!

“Com o aumento de Bicicletas nas ruas a evolução para um trânsito mais seguro é inevitável.”

(Motoristas respeitem o CTB)(Bicicletas e o respeito às Leis)(Bicicleta não é perigoso)

“Se quisermos realmente um trânsito mais seguro é imprescindível uma drástica redução nas velocidades permitidas aos motorizados, em nossas ruas.”

(Até quando?) (Radares nas ruas sã0 fundamentais.) (Apenas 6% seriam acidentes)(Velocidade urbana)(Velocidade não é compatível com a vida)(Estradas-SC401- não são perigosas)(Atentado a Vida)(Cidades para as pessoas)

Percepção dos Ciclistas da Grande Florianópolis.(leia aqui)

Há muito tempo venho dizendo (frases acima) nas pedaladas, em passeios ciclísticos, em entrevistas para a mídia impressa, rádio e TV.
E agora na Revista Bicicleta número 10, de outubro de 2011, na seção ‘time trial'(pág.14), temos este artigo:

Mais Bicicletas, mais acidentes?

    “Que há um aumento no uso da Bicicleta no cenário mundial e nacional, é inegável. Cada vez mais pessoas estão aderindo à Bicicleta como meio de transporte mais eficaz nos atuais padrões de mobilidade, além de todos os outros benefícios já conhecidos.  Sabe-se, também, que um maior número de um objeto qualquer, no caso a Bicicleta, aumenta a chance de uma interação com este objeto. Essa interação pode ser de qualquer natureza, como por exemplo, os acidentes. Quanto mais carros nas ruas, mas acidentes envolvendo carros. Quanto mais motos nas ruas, mais acidentes envolvendo motos,

  Mas, paradoxalmente, as estatísticas mostram o contrário com relação à Bicicleta. Na Alemanha, por exemplo, onde a cultura da mobilidade por Bicicleta já está bem implantada, cresce o número de ciclistas regulares, enquanto os acidentes envolvendo as Bicicletas não para de cair,

   Embora seja considerado um meio de transporte frágil nas ruas das cidades, as Bicicletas tornam o fluxo do trânsito mais humanizado. Um grupo de estudantes alemães analisou as estatísticas   de acidentes envolvendo ciclistas em 43 cidades germânicas e descobriu que entre 2005 e 2010, período em que o ciclismo cresceu muito no país, houve uma redução de 2,54% nos acidentes.

   Como explicar? A conclusão é que quanto mais Bicicletas nas ruas, consolidando-a como meio de transporte, menor será a velocidade dos carros, e portanto, andando mais devagar, os motoristas conseguem reagir melhor em situações emergenciais no trânsito evitando aidentes.

   Este é mais um benefício da Bicicleta para as pessoas e para as cidades. Enquanto alguns críticos continuam afirmando que é preciso preparar a cidade para receber as Bicicletas, a experiência europeia, não só da Alemanha, mas de todos os paíse que têm a cultura da mobilidade por Bicicleta, mostra que é preciso encher a cidade de Bicicletas, colocá-las nas ruas. Não é possível esperar a cidade perfeita para pedalar porque ela nunca vai existir: a única forma de começar a promover a Bicicleta e usndo-a. A entrada de um grande numero de Bicicletas nas ruas com ceteza vai forçar os investimentos em infraestrutura e as mudanças de hábitos e de valores dos outros usuários das vias públicas, principalmente os motoristas. “

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Aumento de Bicicletas

Motoristas POR FAVOR

A maioria se não quase todos os ditos acidentes de trânsito, não são acidentes, são sinistros de trânsito. Por exemplo, se o indivíduo assume o risco de andar acima da velocidade permitida e perde o controle do veículo, não foi acidente!
Sociedade ignorante?
Trânsito assustador?

2 Respostas

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  1. Carlos Konrad said, on 17 de outubro de 2011 at 09:28

    A bicicleta ainda vai ser determinante na mobilidade do transito urbano. É só uma questão de tempo e reavaliação dos valores culturais!


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