Danielbiologo's Blog

Sábado e um Graxaim…

Posted in Flora & Fauna, Meio Ambiente by danielbiologo on 5 de dezembro de 2009

Sábado lá pelas 9h estava no Bairro quando fui abordado por vizinhos, informando e pedindo o que fazer sobre um bicho “diferente” que estava agonizando na rua. Me dirigi até o local e encontrei um “Cachorrinho do Mato” também conhecido por “Graxaim” deitado e sem forças para levantar.

Encontrado assim.

Cobri meus dedos com um pano e dei uma rápida olhada no animal, rapidamente ele se virou e tentou me morder, tinha reflexo mas não tinha força. Não parecia ter brigado com cachorro doméstico como informado por um morador local, pelas minhas observações acredito que tenha sido atingido por algum veículo durante a madrugada. Segurei a cabeça junto com sua mandíbula, levantei com cuidado e coloquei dentro de uma caixa de Papelão. Entrei em  contato com a Polícia Ambiental, que já havia sido acionada por uma moradora local e informei alguns dados. Recolhi o cachorro do mato e levei para casa e em seguida comuniquei que estaria levando o mesmo até  a Base no Rio Vermelho para tentar “salvar” este. No caminho a Polícia Militar Ambiental liga para meu celular informando que estava se dirigindo até o local, ao que informei que estaria esperando por eles na Base da Polícia Militar da Av. das Rendeiras, afinal eu já estava a caminho. Em poucos minutos a camionete chega e recolhe o cachorrinho do mato, se depender da ação rápida da Polícia Militar Ambiental acredito que existe uma possibilidade deste sobreviver !!!


Mais um exemplo de que a expansão e ocupação das áreas cobertas com mata atlântica, que atualmente são poucas na Ilha de Santa Catarina, vem “empurrando” a fauna para dentro das casas e criando um grande impacto sobre a mesma. Os animais não acostumados com carros, cimento e outros são constantemente atingidos por veículos e muitas vezes com a “maldade” do ser humano que ao encontar algum animalzinho nas imediações de suas residências matam os mesmos a “pau e pedra” e até com armas de fogo!!

A região onde foi encontrado este “graxaim” está bem próxima de um remanescente de Mata Atlântica que em uma tentativa de preservação da área, foi ” criado” o Maciço da Costeira, infelizmente apesar de todos os esforços, uma grande parte da Sociedade insiste em invadir, construir, caçar, extrair plantas, etc. enfim degradar o pouco que resta.

Anúncios

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Os números de 2010 « Danielbiologo's Blog said, on 2 de janeiro de 2011 at 12:10

    […] Sábado e um Graxaim… dezembro, 2009 5 […]

  2. Tupac said, on 22 de março de 2012 at 23:26

    O ser humano e o animal mais podre que tem.

  3. Fernanda Penna Campos Abreu said, on 30 de março de 2012 at 13:11

    Isso é realmente um absurdo! 😦
    Animal lindo! Deveríamos todos ajudar a preservar…

  4. Paulo said, on 4 de maio de 2014 at 12:59

    Ele sobreviveu?!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: