Danielbiologo's Blog

Pedalada pela PAZ

Posted in Cicloturismo Urbano, Pedala Floripa e Bicicletas por aí..., Pedaladas... by danielbiologo on 21 de março de 2011


Difícil acreditar que um motorista possa propositalmente acelerar seu carro sobre as pessoas, sobre os ciclistas, sobre a Vida! O absurdo aconteceu, de novo, desta vez foi filmado e por sorte ninguém se feriu gravemente. Sim apesar deste “choque”, o atropelamento de ciclistas e pedestres é algo quase que diário. Espero já sem “muita esperança” que este incidente sirva como reflexão para que a Sociedade como um todo, inicie um processo de Respeito e Bom Senso, principalmente quando estiver no comando de um motorizado. Diversas “manifestações” ao redor do Planeta ocorreram, ocorrem e espero sinceramente que venham a ocorrer cada vez menos. Aqui em Floripa realizamos uma Pedalada pela Paz, homenageando os ciclistas de Porto Alegre e a todos que utilizam a Bicicleta, infelizmente muitos já foram “assassinados” pelo mal uso do automotor. A impunidade e multas de baixo valor aos MALtoristas contribuem com esta violência no trânsito. Em Santa Catarina 94% dos “acidentes” seriam evitados se os motoristas respeitassem o Código de Trânsito Brasileiro.

A Bicicletada extraordinária em Floripa em “situação rara” é divulgada com antecedência pela mídia, tamanha a repercussão da violência que assolam as ruas de nossas cidades, noticía aqui.

Fui ao trabalho de Bicicleta e resolvi deixar e arriscar minha Bike na garagem do prédio onde trabalho. Sim arriscar pois a segurança é precária e o portão muitas vezes é deixado aberto por outros funcionários. Atualmente o portão fecha automaticamente e há uma camêra de vigilância ligada o tempo todo mas …..  (?).

Ao final do expediente rapidamente troquei a roupa e saí pedalando pelas ruas com meu veículo. Em poucos minutos cheguei no ponto de encontro, na pista de skate na Av. beira Mar Norte quase esquina com a Av. Madre Benvenuta. Em minutos o local começava a lotar de Bikes. Bikes de vários tipos e ciclistas e bicicleteiros conversando e rindo em “harmonia ciclística”. O Fabiano explicou um pouco o que é a Bicicletada. Eu conversei um pouco sobre as regras que o ciclista deve respeitar para transitar com segurança e também que no site da ViaCiclo teriam muitas informações sobre o assunto e Bicicletas.

Definimos um percurso e começamos a pedalar, alguns cantarolavam musiquinhas, outros declamavam frases e todos pediam PAZ nas ruas. A pedalada bastante alegre só queria isso, todos poderem andar em PAZ e com SEGURANÇA nas ruas.

A fila com mais de 80 Bicicletas enfeitavam as ruas e muitos, muitos mesmo, acenavam, gritavam em apoio, buzinavam, sim muitos motoristas apoiavam a pedalada, afinal eles devem saber que cada Bicicleta da Rua é um Carro a menos causando congestionamentos….mas sempre tem alguns *#%@#$# no meio que gritavam para sair da frente que eles iriam chamar o gaúcho do Golf preto, etc, etc, etc ao que respondíamos com um sorriso e uma Boa Noite, até beijnhos foram lançados, para que estes mal amados pudessem receber um pouco de compreensão e “amor ao próximo” !?

Na rua Bocaiúva um FlashMob onde mais de 30 ciclistas deitaram no asfalto ao lado de suas Bicicletas enquanto os motoristas passavam ao lado devagar. Aqui vivenciamos um grave problema de desrespeito por parte de muitos MALtoristas que diariamente estacionam sobre a Ciclofaixa existente, mesmo com diversas placas regulamentando, proibindo estacionar (estacionam na Ciclofaixa da Bocaiúva). Aqui não me contive em de pé no meio da rua em alto brado pedi respeito as regras de trânsito  e disse -Grande parte dos congestionamentos em Floripa são causados pelo desrespeito às Leis e pelo estacionamento em local proibido. Estacionar sobre a Ciclofaixa e do passeio acarreta em risco de morte aos pedestres e ciclistas.
O FlashMob (representação ao deitar no chão) além de relembrar dos amigos de Porto Alegre, serve para alertar que diariamente pedestres e/ou ciclistas são atropelados pela irresponsabilidade e imprudência e consequente mal e mau uso do carro por uma parcela de motoristas !!!

Retomamos a pedalada e repetimos o gesto de deitar no chão no Mirante da Ponte Hercílio Luz, apesar no movimento aqui ser relativamente pequeno mas o gesto ficará regsitrado em fotos, blogs e outros. Da mesma forma deitamos no chão ao lado da Praça XV no centro de Floripa.

Algumas cartas, que acho legal serem compartilhadas, pois demonstram que o pensamento da galera é tudo de bom e com as Bicicletas nas ruas:

Antes, de tudo, OBRIGADO!

Se não fosse por vocês essa Bicicletada não teria ocorrido.

Agradeço-vos de coração.

Éramos, ao todo, mais de 80 ciclistas! A minha conta já havia dado em 81 e creio que ainda apareceu mais gente no meio, como o guri Guto, que nos encontrou no BeiraMar Shopping e seguiu os pedalantes.

A foto mostra o mini flash mob (que quase metade num viu) 😦 na Rua Bocaiúva e não na cabeceira da Hercílio Luz.

Na Praça XV (Lgo da Alfândega) não encontramos o Enterro da Tristeza. Já era para eles estarem lá, mas estes só começaram a aparecer minutos após sairmos do local. Eu os vi na Anita Garibaldi, quase no Largo, mas num nos encontramos de fato. Apesar disso, alguns dos foliões que iriam estar com o bloco (houve um problema de trânsito que a PM num solucionou de imediato e nem de conseguinte, pra variar…) conversaram conosco com a catedral/arquidiocese ao fundo.

Dia 25 de março, ou às 19h ou às 20h, uma sexta-feira, sairemos na tradicional Bicicletada, novamente em alusão a este fato. (será que vamos superar Pelotas dessa vez, Leandro? rsrs) Ocorrerá simultaneamente aqui, em POA, Brasília, BH, Rio, Sampa, Aracaju…..

MUITO OBRIGADO pela presença de TODOS (incluindo o :Dudu rs :D) nesse evento. Ouvi de muita gente que passava pela rua a memória da tragédia portoalegrense e espero, sinceramente, que nos ébrios corações dos foliões a lembrança da bicicleta os faça sóbrios terem atitudes para sempre humanas. Acredito que, se para uns foi apenas mais uma pedalada, para outros (e só por estes já valeu a pena) houve toda uma modificação em seus pensamentos e – por que não? – futuras atitudes!

VALEU bikelovers, ciclistas noturnos, bicicleteiros, cicloativistas, esportistas e, em especial, ao Della pai, ao André Soares, ao Sousa, :Dudu, Ana Vivian e Daniel por compartilharem comigo esses momentos tão especiais e por ajudarem, de uma forma ou de outra, a ter dado tudo certo nesta quinta-feira! Obrigado também a todos que caíram no Largo da Alfândega. Fui dos primeiros a cair e, qdo ergui a cabeça, uns dois minutos depois, vi uma imagem que, aos nossos de nossos mais sagazes fotógrafos, deve ter sido maravilhosa e ilustrativa de nossa solidariedade aos nossos colegas portoalegrenses!

Fabiano Faga

Hei pessoal, OBRIGAD@ [2] pela agradável companhia de todos ontem a noite!A todos que estiveram lá, a todos que se interessaram em mostrar que há insatisfação com a situação do trânsito, e aos que quiseram saber mais do que é a massa crítica/bicicletada…a quem continuará usando a bike no seu cotidiano. Precisamos mostrar à sociedade que não somos invisíveis, nem que seja uma vez por mês. Porque no resto dos dias, somos oprimidos e espremidos no cantinho esburacado da pista (e de algumas ciclofarsas, ciclolagos, estacionafaixas, buracofaixas), sozinhos. Sem algum barulho, sem pressão popular não há mudança, mas só isso também não é suficiente! Foi muito legal conhecer mais pessoas interessadas em divulgar a bicicleta, os que já pedalam há muito tempo na ilha, e já conhecem todos os buracos dos bordos direitos das pistas daqui, os que estão começando há pouco e precisam informações/dicas, algus que estão chegando na cidade tem pouco tempo, idéias de outros lugares do país, idéias para melhorar a situação de outras maneiras que vão além de manifestação. Tudo isso o encontro bicicletada proporcionou. A massa é expontanea e curti intensamente o passeio/manifesto pacífico e alegre. Pena que do fundão não vimos que o flash mob aconteceu na bocaiúva, porque um pessoal do meio permaneceu em pé..só ouvia uns gritos ininteligíveis do Daniel =( . 
 

Sabe o que gostei mais da cobertura da grobis?! Terem nos chamado Bicicleteiros! Parece que quando a gente fala com motoristas, em geral, dizendo que somos ciclistas, a maioria me responde “Ah, então você é atleta?”. Assim aproximou a linguagem do senso comum, e espero que as pessoas percebam que não precisa ser atleta pra se locomover em bicicleta, usando a energia do próprio corpo.

No início da concentração, uma senhora veio conversar com a gente, dizendo que tinha conhecidos entre a bicicletada atropelada de POA, e veio para acompanhar o começo da manifestação, mas que não sabia andar de bicicleta. Ela chegou com (imagino eu) filha e mais uma senhora. Fotografaram a concentração e nos apoiaram na ação. Achei bonito o gesto!

Depois do que vi ontem, não vamos desanimar! A serpente de luzinhas vermelhas e brancas a piscar passando pelas ruas de floripa foi linda demais! Vamos repetir dia 25? Agora esperamos que mais mãos apareçam pra ajudar a difundir o uso da bicicleta como locomoção! Muita gente dentro dos coletivos e carros não tem idéia do que está perdendo. Precisamos contar pra eles! Convidar, ser insistentes. O começo é difícil, mas depois é só benefícios… A mudança da situação depende de uns poucos que já tomaram consciência, e unidos somos mais fortes! Água mole em pedra dura, funciona!

Hei pessoal, não vejo a hora de encontrá-los todos novamente, bater um papo-a-pedal na próxima última sexta feira!

Vamos fazer eco ” Ó a Bái-ke-ke-ke-ke!”
Ana Vivian 

Foi muito bem ver um grupo grande hoje! Pena que não é assim toda última sexta feira do mês =(

(bem que podia ser né… hein povo? bicicletada dia 25/3 no mesmo local no mesmo horario!)
Até a próxima pedalada!
Vinicius

Gostaria de agradecer e parabenizar a todos que estiveram presente e, especialmente, a aqueles que, de uma forma ou outra, tornaram este evento real!
Como uso a bicicleta como meio de transporte, acredito q uma manifestação deste tipo possa não somente ser benéfica ao meu dia-a-dia, mas também para todos aqueles q usam a bike como lazer, esporte, transporte, tudo junto 🙂
É isso aí galera, juntos somos mais fortes!
Até a próxima manifestação/bicicletada!
Audálio

Fotos do Vinícius: AQUI

Fotos do Marcos: AQUI

Fotos do Audálio: AQUI e relato AQUI.

Para saber mais: O ódio inexplicável.

Deixe um comentário