Danielbiologo's Blog

10 minutos

No Fórum Internacional de Mobilidade Urbana “proferi” algumas palavras ao final do mesmo e antes da palestra de Guilhermo Peñalosa que tratou da Bicicleta nas cidades.

Depois dos diversos especialistas que falaram durante o forum, resolvi ser sucinto e não ficar repetindo as informações, até porque eles já haviam demonstrado tudo!

Então eu apenas relatei as “lamentações” das diversas pessoas que gostariam e querem sim utilizar a Bicicleta para seus deslocamentos e citei, enquanto conversava com a platéia, alguns pontos (frases abaixo) importantes na questão da Mobilidade por Bicicletas nas cidades.


Percepção dos Ciclistas da Grande Florianópolis.

Por Daniel de Araujo Costa – Presidente da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis – ViaCiclo

“Eu queria usar a Bicicleta para andar pela cidade mas, tenho muito medo dos motorizados que andam muito rápido e simplesmente não respeitam as regras de trânsito”. -Associada ViaCiclo

“E uso mais para lazer em pedaladas noturnas e gostaria de usar para ir ao trabalho, mas não tem bicicletário para deixar a Bicicleta”. -Associado ViaCiclo

Algumas pessoas “conseguem” utilizar a Bicicleta como transporte urbano e ganham saúde, tempo, economizam dinheiro, além de não emitir poluentes, nem gerar congestionamentos. Apesar das inúmeras vantagens porque não “aumentam” o número de Bicicletas na cidade?

Faltam estruturas cicloviárias, Bicicletários seguros e principalmente “respeito” dos motoristas de automotores ao Código de Trânsito Brasileiro. Andar de Bicicleta não é perigoso, perigoso é como se permite dirigir os motorizados em nossas ruas.

Qualquer ação para melhorar a mobilidade e a segurança e, estamos falando das pessoas e da qualidade de vida, é imprescíndivel a redução da velocidade permitida aos automóveis no transitar nas vias urbanas.

Com o aumento de Bicicletas nas ruas, a evolução para um trânsito mais seguro é inevitável. DanielBiólogo

Cidades com um maior uso das Bicicletas (Transporte Ativo), apresentam uma melhor qualidade de vida (fato). 

Temos que “pensar” na mobilidade por Bicicletas, sendo acessíveis e seguras para sua utilização por crianças e adultos de quaquer idade.

Floripa tem agora, uma grande oportunidade de transformar para muito melhor a qualidade de vida da população, com uma restrição ao transporte individual motorizado, incentivando o transporte ativo (a pé ou em Bicicleta) e um transporte coletivo eficiente.

Cidades foram feitas para as pessoas, atualmente em média 60% área de uma cidade é em função do carro, temos que inverter essa priorização, temos a obrigação de devolver os espaços urbanos para as pessoas, “em nome da vida, da Qualidade de Vida”.


Obrigado,

e vamos cada um de nós,

fazer nossa parte!

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Fernandinha said, on 6 de maio de 2011 at 16:20

    É verdade Daniel. Temos que deixar o comodismo de lado e tomar uma atitude. Como você comentou no post eu tenho o mesmo problema em guardar a bike no trabalaho por isso estou indo a pé. Levo 30 minutos caminhando, poderia utilizar esses 30 minutinhos para dormir mais um pouquinho. São escolhas, a mudança só depende de nós mesmos! Temos que ter força de vontade, depois vira hábito e faz muito bem para a mente e para a saúde. É isso aí pessoal vamos fazer a nossa parte, assim poderemos ter um mundo melhor! Grande abraço. Parabéns pelo blog!

  2. Certificado … « Danielbiologo's Blog said, on 15 de maio de 2011 at 10:11

    […] on Outra ponte?Peters on Outra ponte?danielbiologo on Outra ponte?danielbiologo on 10 minutosFernandinha on 10 minutosdanielbiologo on Duplicando os problemas de […]

  3. […] Percepção dos Ciclistas da Grande Florianópolis.(leia aqui) […]


Deixar mensagem para Bicicleta na rua: é trânsito seguro e ruas humanizadas! « Danielbiologo's Blog Cancelar resposta