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No Fórum Internacional de Mobilidade Urbana “proferi” algumas palavras ao final do mesmo e antes da palestra de Guilhermo Peñalosa que tratou da Bicicleta nas cidades.
Depois dos diversos especialistas que falaram durante o forum, resolvi ser sucinto e não ficar repetindo as informações, até porque eles já haviam demonstrado tudo!
Então eu apenas relatei as “lamentações” das diversas pessoas que gostariam e querem sim utilizar a Bicicleta para seus deslocamentos e citei, enquanto conversava com a platéia, alguns pontos (frases abaixo) importantes na questão da Mobilidade por Bicicletas nas cidades.
Percepção dos Ciclistas da Grande Florianópolis.
Por Daniel de Araujo Costa – Presidente da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis – ViaCiclo
“Eu queria usar a Bicicleta para andar pela cidade mas, tenho muito medo dos motorizados que andam muito rápido e simplesmente não respeitam as regras de trânsito”. -Associada ViaCiclo
“E uso mais para lazer em pedaladas noturnas e gostaria de usar para ir ao trabalho, mas não tem bicicletário para deixar a Bicicleta”. -Associado ViaCiclo
Algumas pessoas “conseguem” utilizar a Bicicleta como transporte urbano e ganham saúde, tempo, economizam dinheiro, além de não emitir poluentes, nem gerar congestionamentos. Apesar das inúmeras vantagens porque não “aumentam” o número de Bicicletas na cidade?
Faltam estruturas cicloviárias, Bicicletários seguros e principalmente “respeito” dos motoristas de automotores ao Código de Trânsito Brasileiro. Andar de Bicicleta não é perigoso, perigoso é como se permite dirigir os motorizados em nossas ruas.
Qualquer ação para melhorar a mobilidade e a segurança e, estamos falando das pessoas e da qualidade de vida, é imprescíndivel a redução da velocidade permitida aos automóveis no transitar nas vias urbanas.
Com o aumento de Bicicletas nas ruas, a evolução para um trânsito mais seguro é inevitável. DanielBiólogo
Cidades com um maior uso das Bicicletas (Transporte Ativo), apresentam uma melhor qualidade de vida (fato).
Temos que “pensar” na mobilidade por Bicicletas, sendo acessíveis e seguras para sua utilização por crianças e adultos de quaquer idade.
Floripa tem agora, uma grande oportunidade de transformar para muito melhor a qualidade de vida da população, com uma restrição ao transporte individual motorizado, incentivando o transporte ativo (a pé ou em Bicicleta) e um transporte coletivo eficiente.
Cidades foram feitas para as pessoas, atualmente em média 60% área de uma cidade é em função do carro, temos que inverter essa priorização, temos a obrigação de devolver os espaços urbanos para as pessoas, “em nome da vida, da Qualidade de Vida”.
É verdade Daniel. Temos que deixar o comodismo de lado e tomar uma atitude. Como você comentou no post eu tenho o mesmo problema em guardar a bike no trabalaho por isso estou indo a pé. Levo 30 minutos caminhando, poderia utilizar esses 30 minutinhos para dormir mais um pouquinho. São escolhas, a mudança só depende de nós mesmos! Temos que ter força de vontade, depois vira hábito e faz muito bem para a mente e para a saúde. É isso aí pessoal vamos fazer a nossa parte, assim poderemos ter um mundo melhor! Grande abraço. Parabéns pelo blog!
Oie Fernandinha, pois é muita “coisa” podemos e devemos fazer por conta própria, ficar esperando que os outros façam ….. bem, quem quiser ficar esperando, que fique.
Mas todos juntos conseguiremos realmente melhorar no coletivo, mais rápido.
Valeu e até breve pedalando ou caminhando por aí ………..
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