Danielbiologo's Blog

Trânsito assassino, meu desabafo?

Posted in Uncategorized by danielbiologo on 10 de fevereiro de 2018
09 de fevereiro de 2014
Em Santa Catarina 94% dos chamados acidentes de trânsito são na verdade sinistros de trânsito, causados pela imprudência e irresponsabilidade quando no comando de um motorizado, normalmente pelas absurdas velocidades, embriaguez no volante, etc.

Dia 08/fev, postamos aqui no Blog uma carta da ViaCiclo, “lançada” para a mídia impressa e nas redes virtuais. Ciclistas e pedestres estão acuados, a intenção desta carta é chamar a atenção da Sociedade e Poder Público para esta que é a “doença” que mais mata no País, este péssimo comportamento no trânsito, estimulados pela impunidade e falta de uma educação para o trânsito de forma continuada, a partir da escola.

danielbiólogo

Meu principal veículo é a Bicicleta, e sinto na pele o despreparo e até um individualismo extremamente egoísta de muitos motoristas, que não respeitam as regras de convívio social , entre elas o Código de trânsito Brasileiro. Dirigir um carro, uma moto, ônibus, caminhão, enfim bólidos de ferro e lata, é uma atividade muito complexa, não basta apenas saber viirar a direção e acelerar, como muitos acham. Dirigir é complexo, primeiro tem que conhecer e respeitar o CTB, dirigir com extrema atenção, pois estamos cansados de escutar -eu estava distraído, -ahhh foi no ponto cego, -tinha sol na cara e não vi, -dormi no volante, -eu achei que dava para ultrapssar, -estava atrasado para um compromisso, -eu tomei um energético, mas não adiantou, por isso estava bêbado, -fui desligar o celular, -a brasa do cigarro caiu e sem querer virei a direção……quantas desculpas esfarrapadas somos obrigados a engolir? Quanto morreram assim?
Quando estou em meu veículo, a Bicicleta nas ruas e vias da Grande Florianópolis, recebo ameaças propositais de motoristas que não respeitam as regras, chamada de “finas educativas”. Temos dois artigos no CTB, que se forem respeitados por todos, temos a chance de reduzir a “ZERO” os atropelamentos de ciclistas, são eles:

São infrações;

Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta…

Art. 220. Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito:
XIII – ao ultrapassar ciclista.

Temos que entender que mobilidade urbana não são carros em elevadas velocidades transitando e colocando em risco de morte a todos. O trânsito é formado por todos, pedestres, ciclistas, transporte coletivo, carros, motos, etc e, é imprescindível uma drástica redução das velocidades, inclusive permitidas aos motorizados de transitar em nossas ruas.

“Cidades com maior número de Bicicletas nas ruas, apresentam uma melhor qualidade de vida, é fato.”

A Bicicleta sozinha não é a solução, mas é grande parte dela e ao mesmo tempo confere saúde para o usuário e para a cidade, reduzindo drasticamente os gastos do SUS por exemplo, combatendo talvez a maior “epidemia” e causa de mortes em nossa Sociedade, o sedentarismo.
Lembro ainda que mais de 70% das pessoas em Santa Catarina, de acordo com a pesquisa da RBS e instituto MAPA, gostariam de utilizar a Bicicleta em alguns deslocamentos pela cidade. Sendo assim é uma obrigação do Poder Público dar condições através da implantação de infraestrutura cicloviária (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas), SINALIZAÇÃO, fiscalização e educação para o trânsito e, a Sociedade se comportar adequadamente, respeitando a VIDA dos demais!

Cidades para as pessoas, é disto que estamos falando, mais de 50%, as vezes muito mais, da área de uma cidade é destinada apenas aso carros, isto ao meu ver é “loucura”?!
Captura de tela 2014-02-08 às 09.30.23
Frase do Enrique Peñalosa publicada na Revista Bicicleta de jan/2014

Estive com o Enrique Peñalosa na época do “nascimento deste Blog”, sendo o vídeo com as falas dele e minhas, o primeiro post, cliquem na frase acima  leiam e assistam.

PAZ no trânsito, espero poder acreditar que todos queiram isso…..

Cicloabraços e vamos pedalando….

 

Publicado originalmente no blog Ciclos de vida; http://wp.clicrbs.com.br/ciclosdevida/2014/02/09/transito-assassino-meu-desabafo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: