Danielbiologo's Blog

Velocidade Urbana …

Como humanizar nossas cidades com as atuais velocidades permitidas aos motorizados de transitarem nas ruas e vias urbanas?
Humanizar as ruas, neste momento, podemos traduzir em ter PAZ no TRÂNSITO e atualmente é justamente o que não temos. Temos um dos mais violentos e assassinos trânsitos do planeta, quase tudo, inclusive as mortes são ocasionados pelo excesso de velocidade e enorme desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro. Em outros ‘posts’ já comentei que 94% dos ditos acidentes em Santa Catarina são decorrentes da imprudência e irresponsabilidade de uma boa parcela de motoristas, ou seja 94% dos sinistros de trânsito poderiam ser evitados. PENSE NISTO !

Dias atrás pedalando pela Ciclovia de lazer da Av. Beira Mar Norte parei num certo trecho depois de ver um carro fazendo a curva em altíssima velocidade, sim altíssima velocidade. Nesta via é permitido absurdos 80km/h ao lado de pedestres e ciclistas, separados apenas por um meio fio de 20cm de altura por 50cm de largura, se um desses veículo a 80km/h se “perde” na curva, facilmente passa pro cima dessa separação das vias e pronto, mortes e vítimas ocorrem, quase sempre pedestres ou ciclistas, por serem muito mais frágeis que os “protegidos” dentro os carros (nem sempre). E assim muitos MALtoristas transitam a muito mais de que os 80km/h autorizados (ainda mais que atualmente os radares “não” estão multando?!?!), fiquei alguns minutos nesta curva e realmente é assustador ver como os motorizados (carros, caminhões, motos, etc) passam por aqui.

Em outra curva, pouco depois (seguindo o fluxo da via) da Ponte Pedro Ivo um “guard-rail” se encontra “deformado” pelo choque de um motorizado que não fez a curva e muito provavelmente em velocidade. Em abril tirei um foto aqui neste local e até hoje está danificado. Neste caso mesmo com o guard-rail, se no momento houvesse um ciclista passando seria atingido, o guard-rail “invadiu” a ciclovia (ver fotos). Com a redução da Velocidade nas ruas e vias urbanas muitos destes sinistros de trânsito seriam evitados ou então com muito menos danos ao motorista, aos veículos, ao patrimônio da Cidade e principalmente com menos vítimas graves e até com e “extinção” das mortes. PENSE NISTO !

Com a redução das velocidades nas áreas urbanas o trânsito melhora, e sabemos que “altas” velocidades nas ruas não trazem ganho de tempo. Ao mesmo tempo a redução das velocidades dos motorizados nas ruas acarretam em um significativo ganho de segurança à vida de todos que fazem parte do trânsito. Motoristas, Ciclistas e Pedestres todos só tem a ganhar com a diminuição das velocidades, nossas vidas agradecem. PENSE NISTO !

Ao clicar sobre os escritos vermelhos, serás encaminhado para alguns vídeos demonstrativos e FORTES, qualquer um que os assistir e ainda achar que não tem problema a questão das velocidades permitidas em nossas vias, não pode ter o comando de um motorizado. EM NOME DA VIDA !!! E que não me venham com o papo que no país X, Y ou Z andam a 200km/h porque tem estradas boas… mas não falam sobre  os sinistros de trânsito (chamados de acidentes), porque morrem todos !!!Quer correr? Se inscreva numa corrida e vá para um autódromo !!!

Anúncios

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] velocidade urbana deve ser drásticamente […]

  2. Velocidade Urbana! « Danielbiologo's Blog said, on 25 de julho de 2011 at 10:44

    […] de um sinistro de trânsito recente. Na curva pouco depois do guard-rail registrado dias atrás (velocidade urbana) outra vez o guard-rail destruído e notem que a pista está boa, asfalto liso, bem sinalizada, sem […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: