Danielbiologo's Blog

Malditos Ciclistas

Publicado no jornal A Notícia – Joinville, terça-feira, 1.03.2011

Notícias

Malditos Ciclistas

Quem não tem vontade de matar aquele ciclista desajeitado que atrapalha nossas rodovias, avenidas, ruas e ruelas? Aquele cara todo arrogante que consegue ir e vir sem precisar de combustível fossil, que nos humilha com sua saúde e destreza e, ainda por cima, é uma ameaça a nossa segurança e integridade física? Imagine ser atropelado por uma Bicicleta ou, pior, ter o nosso carro, que ainda nem foi pago, arranhado por algum pedal de alumínio?

Isso sem falar naquelas buzinas infernais. Quem não fica quase surdo, irritado e deprimido com as buzinas das Bicicletas? Somente a morte é o destino justo para os ciclistas! Ainda mais no Brasil. Nós, que aqui fazemos ciclovias perfeitas, espaços reservados, nós que promovemos outros tipos de transporte, que fazemos acessos, parques e os respeitamos tanto… Apesar de tanto amor, somos, cotidianamente tratados de forma monstruosa, eles – os ciclistas – nos amedrontam e ameaçam.

Em Porto Alegre, um herói veio para nos salvar de uma vez por toda da praga dos ciclistas. O motorista acuado, humilhado, amedrontado, tomou uma attitude. Jogou seu frágil veículo por cima dos malditos ciclistas. Alguns somente se feriram, mas outros, felizmente, jamais voltarão a nos assustar. Nosso herói, além do ato glorioso, garantiu o bom exemplo ao seu filho que dividia com ele o veículo automotor ameaçado.

Diante do inimaginável, somente a ironia mais grotesca é possível. Inacreditável o fato que ocorreu na Cidade Baixa, em Porto Alegre. A capital do slogan de “um outro mundo é possível” marca, neste começo de 2011, o quanto é impossível mudarmos o comportamento.

Alega o infeliz motorista que ele teve medo de que os ciclistas atingissem seu carro, um Golf preto. O funcionário público do Banco Central é um infeliz, sem sombra de dúvidas. Não só pela cretinice da sua attitude, mas, principalmente, por tentar amenizar a denúncia de seu ato. O que ele fez não é legítima defesa nem lesão grave. Chega de histórias como essas. É preciso, urgentemente, novas iniciativas e novas ações.

Em Florianópolis, todo dia, um novo espaço é asfaltado, sem qualquer cuidado em se garantir calçadas ou ciclovias. Agora, o trajeto até Canasvieiras sera duplicado, irresponsavelmente, sem qualquer projeto de ciclovia na SC. A cidade que se orgulha de trazer o Ironman não é capaz de pensar forma inteligente. Além de termos que pagar milhões para a empresa que duplicou a SC no sentido Norte da Ilha, não podemos, nem ao menos, pedalar de forma segura. Mas querer o quê? Afinal elegemos BBBs, Tiriricas, jogadores de futebol e artistas globais. Enquanto o critério da nossa ação política for a ironia grotesca não podemos esperar nada diferente.

Este texto foi escrito pela Samantha Buglione, bacharel e mestre em direito, doutora em ciências humanas, Publicado no jornal A Notícia – Joinville, terça-feira, 1.03.2011

Calma, eu também ao começar a ler, fiquei “preocupado” e já começava a pensar mal da autora. Na verdade ela utilizou a ironia para relatar a indignação de todos. Compartilho o texto mais para não deixar cair no esquecimento o lamentável fato ocorrido em Porto Alegre/RS e, lembrar que todos os dias fatos “semelhantes” ocorrem,  onde ciclistas e pedestres são atropelados pelo extremo mal uso dos motorizados em nossas ruas.

Perigoso não é pedalar e andar em nossas magrelas pelas ruas de nossas cidades, perigoso é como se permite dirigir motorizados em nosso Brasil.

Espero siceramente que a Sociedade possa se conscientizar e agir com bom senso e respeitando as Leis. Gostaria também de lembrar e pedir a todos os ciclistas que sempre, sempre pedalemos seguindo as regras, já bem conhecidas por todos nós, antes de pensar que são apenas Leis, temos que saber que todas elas tem como prerrogativa principal a segurança e o fluxo do trânsito. E nós como veículos (aliás fantásticos veículos) devemos fazer nossa parte. Em nome da vida.                       Por DanielBiólogo

Também aqui: BioCicleta


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: