Danielbiologo's Blog

Bicicletada Floripa, PAZ no trânsito, só queremos isso….

4 de março de 2011 | N° 9099

BICICLETADA

Por um trânsito mais humanizado Um grupo de ciclistas fez um manifesto, ontem, pelas ruas de Florianópolis Pelo menos 30 ciclistas deitaram no asfalto da Rua Bocaiúva, na frente do Beiramar Shopping, durante um passeio batizado de Bicicletada, que pediu um trânsito mais humanizado. O gesto repetiu o protesto ocorrido em São Paulo e em Porto Alegre. Em Brasília, ontem, também houve manifestação. A manifestação foi organizada pela internet, via e-mails, blogs e anúncio em um site.

O biólogo Daniel Araujo Costa, 43 anos, explicou que o evento era uma homenagem aos ciclistas e pretendia evitar que o episódio ocorrido em Porto Alegre fique no esquecimento. A Bicicletada é realizada na última sexta-feira de cada mês, mas ontem houve uma edição extra por causa do atropelamento dos gaúchos. Daniel declarou que este caso ganhou repercussão, mas lembrou que todos os dias pessoas de bicicleta são vítimas de acidentes nas ruas do país. Ele atribuiu os atropelamentos ao desrespeito às leis de trânsito. Argumentou que defende a utilização de bicicletas como meio de transporte, mas disse que o grupo não quer brigar com os carros. Ressaltou ainda que os motoristas devem perceber que cada pessoa de bicicleta é um carro a menos nas ruas.

O analista de sistemas Audálio Vieira Júnior, 38, reforçou que optar pelo ciclismo também é bom para saúde. Reclamou da falta de ciclovias na cidade e acredita que Florianópolis desperdiça a oportunidade de promover o turismo de bicicleta.

Manifestação em apoio a ciclistas atropelados no RS reúne cerca de 80 pessoas em Florianópolis

Bicicleteiros saíram da frente do Shopping Iguatemi, no Santa Mônica, e foram até o Centro

A manifestação do movimento Bicicletada Floripa na noite desta quinta-feira reuniu, segundo informações de membros do grupo, cerca de 80 pessoas em apoio aos ciclistas atropelados em Porto Alegre na última sexta-feira. Os bicicleteiros se encontraram na praça de skate em frente ao Shopping Iguatemi, no bairro Santa Mônica, em Florianópolis, e seguiram até a Praça XV de novembro, no Centro.

O percurso abrangeu ainda a Avenida Madre Benvenuta, Lauro Linhares, passando por dentro da Universidade Federal de Santa Catarina, indo depois pelo Córrego Grande até o Jardim Anchieta e pegando novamente a Avenida Madre Benvenuta.

Na Astel, o grupo encontrou outros manifestantes e, juntos, seguiram até a rua Lauro Linhares, Bocaiúva até chegar ao memorial na cabeceira da ponte Hercílio Luz, onde tiveram o ponto alto da manifestação deitando sobre a via.

Segundo um dos participantes da Bicicletada, Fabiano Faga Pacheco, na rua Bocaiúva, onde há uma ciclovia há cerca de dois anos, muitos carros não respeitaram o espaço dos ciclistas. Ele conta que cerca de 10 automóveis estavam estacionados sobre a faixa exclusiva para os bicicleteiros, sendo que em três os motoristas estavam dentro dos veículos.

— Apenas um saiu quando estávamos passando. Não há fiscalização nessa rua — reclama Pacheco, explicando que o problema no local é frequente.

Na volta, o grupo passou pela Praça XV de novembro e se encontrou com alguns foliões do bloco de carnaval que faz o Enterro da Tristeza. Nesse momento, os ciclistas voltaram a deitar no chão chamando a atenção de quem passava.

O Bicicletada Floripa se encontra sempre na última sexta-feira do mês, em frente ao Shopping Iguatemi, para pedalarem juntos ou fazerem alguma manifestação em prol dos direitos dos ciclistas.

No dia 25 de março, entre 19h e 20h, o grupo se reunirá para novamente relembrar o atropelamento de ciclistas em Porto Alegre. Além de Florianópolis, a manifestação deve se repetir em outras capitais do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Para ver o original publicado no DC, clique aqui e aqui.

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] 03/03: Pelotas (RS), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Niterói (RJ), Recife […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: