Danielbiologo's Blog

Qual a prioridade?

Posted in Falta de Educação, Respeito e Bom Senso., Frases e Reflexões., Textos Diversos Recebidos by danielbiologo on 22 de fevereiro de 2011

Qual a prioridade?, por Orlando Filomeno *

A divulgação da intenção de se construir uma quarta ligação Ilha-Continente, em Florianópolis, entre as duas já existentes, causou grande espanto. Como tantos outros das últimas administrações, este é mais um projeto errado ou, no mínimo, um remendo de vida curta. O poder tem funcionado assim. Toma uma decisão errada, depois tenta corrigi-la, formando um ciclo vicioso de erros. Sequer é preciso discutir o aspecto estético ou os acessos desta ponte, pois o erro é ela em si mesma. Por quê? Porque, enquanto o poder público ficar procurando saídas para o transporte individual, não haverá solução para a mobilidade pública . Nenhuma dessas soluções viárias para veículos individuais vai resolver porque sempre o número de veículos vai aumentar, e novas duplicações, elevados e túneis serão necessários.

Hoje, a maioria das vias não pode mais ser alargada ou prolongada. Já usamos o subsolo, o solo e o ar para passar vias. Então, por que não investir num meio de transporte coletivo ao invés de uma quarta ligação? Há quanto tempo não é feito um investimento de grande porte em transporte coletivo em nossa Capital? Tudo isso se deve à prioridade aos carros, à escolha preferencial do poder público pelo transporte individual. Priorizar este transporte é produzir uma disfarçada transferência de dinheiro dos mais pobres para os mais ricos, de quem não tem veículo para quem pode ter. A maioria da população fica espremida nos ônibus e no trânsito.

Na verdade, a população mais pobre, que deveria ser o alvo, a grande beneficiária dos investimentos públicos, nada recebe e ainda paga três vezes por isso. Paga os impostos, com os quais são construídos os elevados vias e pontes, paga a passagem de ônibus e paga com o tempo precioso de suas vidas perdido no trânsito.

* ARQUITETO

Publicado originalmente no DC do dia 22 de fevereiro de 2011, para ver  o periódico on-line, clique aqui.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: