Danielbiologo's Blog

Agora, a reconstrução

25 de janeiro de 2011 | N° 9061

EDITORIAIS

Agora, a reconstrução

Com fria eloquência, os números referentes à tragédia climática que se abateu sobre Santa Catarina assustam, e não param de aumentar. Na manhã de domingo, a Defesa Civil contabilizava 684.848 pessoas afetadas pelas inundações e deslizamentos. Ontem, já eram 758.570 os moradores atingidos. Em menos de 24 horas, o número de desalojados passou de 13.674 para 15.954 nas áreas atingidas pelas águas em fúria. O noticiário e as fotos que retratam os cenários da destruição valem como documentos incontestáveis da dimensão do drama humano e das perdas patrimoniais.

Agora, é pensar na reconstrução e no futuro, sempre lembrando que tragédias de tal porte não são causadas por um agente isolado, mas decorrem de uma conjuntura de fatores, entre os quais destacam-se os decorrentes da ação humana, como a ocupação e as construções em áreas de risco e até mesmo de preservação permanente, como encostas, terrenos de baixada e margens de rios e outros cursos de água, nos quais o lixo costuma ser lançado, desmatamento predatório etc. Ou seja, da absoluta falta de consciência ecológica. Não cabe lançar toda a culpa no clima, nas propriedades geomecânicas do solo e em outros fatores naturais.

Esta conscientização há de ser o ponto de partida para as ações de prevenção e de reconstrução, que devem ter início o quanto antes. Nesta quarta-feira, o governador do Estado terá o seu primeiro encontro com a presidente da República. E cabe esperar que a participação de Brasília na recuperação do que foi destruído, principalmente na infraestrutura viária, e nos recursos para obras de prevenção não fique apenas na promessa, mas que seja rápida.

Original aqui.

 

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Preservação …. « Danielbiologo's Blog said, on 26 de janeiro de 2011 at 07:39

    […] Para ler o editorial “Agora, a reconstrução”, clique aqui. […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: