Danielbiologo's Blog

Osni Ortiga … Extremo mal ou mau uso?

Posted in Cicloturismo Urbano, Falta de Educação, Respeito e Bom Senso. by danielbiologo on 17 de janeiro de 2011

“Sempre” o excesso de velocidade !!!

Domingo dia 16, um pequeno grupo de amigos saem para pedalar e curtir as praias e os visuais na Ilha de Santa Catarina. “Vão de Bike”, sem gerar poluição, congestionamentos, trazendo saúde para a cidade e colaborando com o fluxo do trânsito, lembrando que ao seguirmos “a regra” em Floripa, onde um carro transporta uma pessoa, aqui seriam sete carros a menos nas ruas!

São dois grandes problemas por aqui, o excesso de carros e o profundo desrespeito com o Código de Trânsito Brasileiro e com a VIDA dos Ciclistas e Pedestres pelo extremo mal (ou mau mesmo?) uso dos motorizados.

Nas fotos a seguir,  algumas ultrapassagens em uma das mais perigosas vias de Floripa, a Rua Osni Ortiga, por consequencia desta grande parcela de MALtoristas que insistem em descumprir toda e qualquer regra. Falta muita educação e multas de valor que se façam sentir no bolso!

Na foto do canto esquerdo superior, podemos ver a falta de acostamento, ciclovia ou ciclofaixa e o uso por Pedestres, Ciclistas, Caminhantes e motorizados. Nas três fotos do canto direito inferior carros tendo que invadir parte na contramão para ultrapassar e ainda aceleram mais para concretizar a arriscada manobra. Todos os demais não reduziram sua velocidade ao ultrapassar a Ciclista.!!!

Em menos de 2 Km, muitas ultrapassagens e o que mais me admirou é que nenhum reduziu a velocidade, e quase sempre acima do já elevado limite permitido para esta via, alguns até aceleram e tiram fina propositalmente para demonstrar sua força (seu carro é um tanque de guerra). Temos regras simples de serem seguidas e aqui quero citar duas o Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta: Infração – média; Penalidade – multa. e o Art. 220. Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito: (…) XIII – ao ultrapassar ciclista: Infração – grave; Penalidade – multa. Entendemos que, em muitas vias fica impraticável ultrapassar a 1,5m da Bicicleta, e os tachões instalados nesta via vem piorar e muito nesta situação, pois faz com que o motorista “prense” o Ciclista, deixando o mesmo sem espaço mínimo para ter segurança. Mas temos o Art. 220, que é estupidamente ignorado. Se ao ultrapassar o Ciclista, o motorista do automotor reduzir sua velocidade de forma compatível (entenda-se devagar!) a segurança e a preservação da Vida são “efetivadas”!

Simples, fácil e todos saem ganhando!


Esta foto ilustra bem o desrespeito por esta grande parcela de MALtoristas que se acham donos das ruas (A Rua É de Todos!!!).

A Ciclista vai à frente e atrás outras seis Bicicletas, todos respeitando o Art. 58 e mesmo os motoristas de automotores visualizando os ciclistas, desrespeitam o CTB (Art.201 e Art. 220) e ainda acham que estão certos, ao passar rápido e muito perto dos ciclistas?

(Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.)

Reflexos de uma impunidade “doentia” que se instalou em nossa Sociedade.

Motorista Respeite o Código de Trânsito Brasileiro, já não basta a poluição que causa o motor a combustão, teus atos e atitudes no trânsito  conseguem piorar ainda mais situação.

A Qualidade de Vida é diretamente proporcional ao Respeito às Leis pela Sociedade. RESPEITO É QUALIDADE DE VIDA.

Anúncios

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Ariel Pchara said, on 17 de janeiro de 2011 at 08:26

    A Osni precisa é de uma ciclovia, uma local com uma paisagem daquelas (desconsiderando o mau cheiro das algas podres) é preciso de uma local onde pedestres e ciclistas andem com segurança.

  2. […] a Rua Osni Ortiga que margeia uma parte da Lagoa da Conceição é ASSASSINA porque meia dúzia de pessoas com poder […]

  3. […] (SC-406), e nos seus inexistentes acostamentos temos comércio, residências, etc., e mesmo assim “bólidos de ferro” insistem em colocar todos em risco de morte, REFLEXOS DA IMPUNIDADE  e multas de baixo valor, quando […]

  4. […] Osni Ortiga … Extremo mal ou mau uso? […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: