Danielbiologo's Blog

A Bicicleta foi ao Forte …

Segunda feira cedo, numa pedalada sem pressa parei mais uma vez para admirar a história. No Forte Santana na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, a pausa e um breve descanso.

O Forte de Santana do Estreito foi construído a partir de 1761, segundo projeto do Engenheiro Militar José Custódio de Sá e Faria. Estando situado junto ao estreito de união das Baías Norte e Sul, sua função era proteger a Vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, das embarcações que adentrassem pela Baía Norte. Posteriormente, esta proteção foi reforçada com o cruzamento de fogos com o Forte de São João, localizado no continente fronteiro. Um episódio marcante de sua história ocorreu em 1893, por ocasião da Revolução Federalista, quando trocou tiros com a esquadra rebelde. Ao longo do tempo, passou por vários usos e reformas, até sua restauração definitiva em 1969, que lhe devolveu as formas originais. Em 1938, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, abrigando desde 1975 o Museu de Armas da Polícia Militar de Santa Catarina.

O Forte de Santana, em alvenaria de pedra e cal, foi erguido sobre um único terrapleno, sustentado por muralhas de 1,20 metros de espessura no parapeito, com planta na forma de um hexágono irregular, e uma única guarita circular sobre o respectivo pião, no vértice da muralha vigiando o canal da baía norte. O projeto original compreende um conjunto linear de edificações de um pavimento, em alvenaria de pedra, com cobertura em quatro águas, que se abrem para o terrapleno onde se dispunham sete canhoneiras em tijoleira à barbeta, apresentando apenas o estritamente necessário para o funcionamento regular da fortificação:

  • Corredor de Acesso e Portada
  • Plataforma ou terrapleno, com sete canhoneiras dispostas
  • Quartel dos Soldados (Quartel da Tropa)
  • Cozinha
  • Quartel dos Oficiais (Casa do Comandante)
  • Corpo da Guarda
  • Casa da Palamenta
  • Casa da Pólvora (Paiol da Pólvora)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: