Danielbiologo's Blog

Passeio Ciclístico de um domingo.

Posted in Pedala Floripa e Bicicletas por aí..., Uncategorized by danielbiologo on 15 de agosto de 2010

Domingo cedo enquanto calibrava os pneus da Bici comendo bisnaguinha com nuttela, olhei o céu e vi que um dia de sol estava por vir, temperatura fria, mas boa para pedalar. Pouco depois das 7h já estava pedalando curtindo o visual e a Lagoa da Conceição. Bem cedo o movimento de motorizados é relativamente pequeno mas que acarreta em outro grave problema, os MALtoristas aceleram demais ultrapassando e muito o limite de velocidade regulamentado para as vias. Taxis passam voando e ainda são motoristas de profissão, ou seja, deveriam conhecer e respeitar as Leis (CTB). Ao passar pelo centrinho da Lagoa é possível reparar porque durante o dia os congestionamentos se tornam frequentes, existem diversas placas de sinalização organizando os espaços proibidos para estacionamento … em breve todas estas placas serão ignoradas com automotores parados impedindo o fluxo do trânsito, pura falta de educaçao e senso de coletividade. Iniciei a subida do Morro e logo na primeira curva um carro faz a curva em “alta velocidade” cantando pneu com um bando de indivíduos, vi que um deles segurava uma latinha de cerveja. Continuei a subida, tentava não usar a marcha mais leve mas, tive que mudar na primeira curvinha mais inclinada. Passou um ônibus por mim sem problemas, até porque como havia pouco movimento o motorista passou a uma distância segura, pronto foi só algum motorista fazer o que deve ser feito para outro MALtorista em um carro surgir ultrapassando com faixa dupla em manobra arriscada. Cheguei ao topo e encontrei três pessoas que cumprimentei e iniciamos uma breve conversa, estavam indo para Chapecó e uma das moças disse que havia comentado dentro do carro ao me ultrapassar na subida do morro -“Que vontade de pedalar nesse morro e frio!”, ri e disse, -mas agora tem a recompensa deste lado é só descida…hehehehe

Na Av. Madre Benvenuta com pouco movimento até foi tranquila a pedalada, cheguei ao ponto de encontro e como era cedo resolvi dar uma passeada, entrei na UFSC, Lauro Linhares, Della Bikes/Café dos Esportes, Av. BeiraMarNorte onde andei na ciclovia de “crossscountry” para em seguida parar para tomar um café e esperar o Fabiano e os “outros”. 8h40min e somente o Fabiano e Eu, saímos com destino ao Passeio Ciclístico, fomos em velocidade de cruzeiro urbano conversando e rapidamente chegamos no destino. Apresentações na concentração e cumprimentos aos amigos ciclistas que chegavam, entre conversas, risadas e assuntos diversos que sempre terminavam com um certo tom #vádebike (twitter mode), o tempo ia passando. Queria uma foto minha e pedi ao Vinicius que tirasse uma, levantei minha Bici para a foto, vi o Marcelo fotógrafo do Floripa shopping e o fotógrafo do DC, que pediram para segurar um pouco mais minha magrela no alto, para mais algumas fotos.

Chegada a hora do passeio com a Polícia Militar abrindo caminho e com carro de Bombeiros e Ambulância na retaguarda para dar segurança aos ciclistas, muitas crianças só assim tem a oportunidade de pedalar na rua! É algo muito “estranho” mesmo, para poder ter um mínimo de segurança por cauda da impaciência e individualismo de MALtoristas (não são todos!) temos que ter “barreiras” policiais para não sermos atropelados!!!??? O caminho não foi dos melhores para as crianças pelo tipo de calçamento, lajotas bastante irregulares e esburacadas mas, faz parte da rua e temos que aprender a andar por elas. Pedalei ao lado da Júlia de 10 anos, que em determinado momento estava um pouco  “chorosa” por um pouquinho de dificuldade no trajeto, ao lado dela disse palavras de incentivo e em poucos segundo ela pedalava com alegria e disposição, nada que um bom empurrão moral não resolvesse. Ao meu lado uma “explosão”, seguido do susto, um pneu de uma speed havia estourado, num pedal normal todos teriam parado para a troca, neste passeio ninguém parou a não ser o ciclista e seus amigos, tudo bem faz parte. Uma parada no Centro Administrativo do Governo para tomar uma água e em seguida retornar pelo mesmo trajeto. Voltei conversando com os amigos do “Pedal Continente”, chegamos no shopping e entramos pelo caminho, ciclofaixa até o novo bicicletário. Do lado de fora um breve sorteio de alguns brindes. Ao meu lado o Luiz Andrade, amigo ciclista que tem uma dobrável igual a minha, é sorteado com um belo prêmio R$ 300 para gastar na Loja Centauro do shopping. Eu ganhei bons momentos e algumas revistas da BikeAction.

Feitas as despedidas, o Vinícius, Fabiano e Eu iniciaríamos o pedal de volta ao ponto de partida, em poucos minutos chegamos e aqui cada um seguiu seus caminhos. Eu fui até o supermercado onde me encontraria com esposa e filha. Neste supermercado, na farmácia não havia o serviço de aplicação de injeção (tratamento da esposa) e então iríamos ao outro. Elas de carro eu de Bici, cheguei no super e entrei no estacionamento, rodei por todo ele e não achava o carro, passados alguns minutos quando pegava meu celular para ligar, vi elas entrando. Mesmo sem congestionamentos e seguindo as regras de trânsito a Bicicleta chegou na frente, tudo bem a distância era pequena mas….

Para almoçar entrei com meu veículo na praça de alimentaçao, encostei ela longe da passagem das pessoas para não atrapalhar, me sentei de frente para ela (vigilância total sobre a Bici…kkkk) e almoçamos.

Fotos do Fabiano, clicar neste X

Fotos do Vinícius, clicar neste X

Minhas fotos, clicar neste X

 

Representação gráfica do pedal. 41,2 km total.

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Fernandinha said, on 17 de agosto de 2010 at 19:37

    Obrigada Daniel.


Deixe um comentário

