Danielbiologo's Blog

Pedal de segunda…..(?)

Posted in Pedala Floripa e Bicicletas por aí... by danielbiologo on 12 de julho de 2010

O pedal noturno não saiu. Choveu e “espantou” a galera. Durante a tarde acabei por dar uma voltinha pela cidade e tomando duas Colorado no Café dos Esportes. Passei pelo congestionado centro, por debaixo da Ponte Hercílio Luz, em frente ao meu local de trabalho, na Av. Paulo Fontes, ciclovia da Av. Hercílio Luz, Praça Getulio Vargas, rua Bocaiúva, Lauro Linhares, UFSC, Córrego Grande, Av. Madre Benvenuta e outras ruas….e sempre constatando um grande problema da “Imobilidade” urbana de Floripa, o absurdo número de MALtoristas e o enorme desrespeito ao CTB. Carros sobre as calçadas, estacionados em locais proibidos, manobras imprudentes, etc., e pior é que estes mesmos irresponsáveis são os que mais reclamam dos congestionamentos que causam. Até a Polícia Militar passa ao lado e não faz nada, e quando multa tem gente que diz que temos uma indústria de multas, o que temos mesmo é uma fábrica de infratores e muito, muito pouca autuação com multinhas de baixo valor!

Um fato “corriqueiro”(não deveria ser) aconteceu e poderia ter causado um incidente. Estava pedalando pela rua, no lugar de direito das Bicicletas (Art. 58 nas vias urbanas e nas rurais a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos das pista de rolamento, no mesmo sentido da circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores) inclusive andando na mesma velocidade dos carros, quando um MALtorista impaciente começou a buzinar, sinalizei pedindo que aguardasse para ultrapassar ao que continuou a buzinar. Eu estava a mesma velocidade do carro em minha frente ou seja não adiantava ele querer passar, mas a raiva de suas veias entupidas de “gorduras”não conseguia aguentar ver um ciclista andando em frente ao seu carrão (carrinho de luxo do barrigudo). De repente este Idiota quando o trânsito andava devagar, encosta/bate na minha roda traseira, quase me derrubando, rapidamente fui para o lado e numa brecha do congestionamento este MALtorista acelera “fugindo”. Como péssimo motorista ele não sabe que a Bicicleta é o mais eficiente veículo em áreas urbanas, acelerei a pedalada e em poucos metros já estava bem próximo deste “carrão”. Consegui ver os “olhinhos” do barrigudinho engravatado olhando eu me aproximar, ele também me viu e não deve ter acreditado que “aquela porcaria que não polui e nem causa congestionamentos” estava chegando e rápido. Saiu para a esquerda cantando pneu, quase causando outro incidente para entrar numa rua secundária saindo de seu caminho e fugindo da minha “sapatilha”, afinal se ele pode encostar seu parachoque na minha roda, porque eu não poderia encostar minha sapatilha em seu capô? Um outro motorista se aproximou e se ofereceu para ir atrás deste e pegar a placa, disse que tinha tirado foto  e não seria necessário (agora vi que a foto ficou fora de foco)!  Bem, não mudei meu caminho e continuei em frente…

Pedalando pela cidade fui me divertindo de desviar dos buracos, tampas de bueiros e outros obstáculos das ruas, quando me dirigia ao Café dos Esportes fazer um lanche, abastecer meu veículo, para o pedal da noite, começa a chuva, acelerei e cheguei um pouco molhado, dois pães de queijo recém feitos e uma Bohemia para em seguida pegar uma carona até em casa com minha Esposa e Filhota.

Pedalei menos…..pedalei 30km!




Deixe um comentário

