Danielbiologo's Blog

Bicicletada da Lagoa de fevereiro de 2010

Posted in Pedala Floripa e Bicicletas por aí... by danielbiologo on 14 de fevereiro de 2010
…sábado dia 13 de fevereiro, dia de mais uma bicicletada. Agora na manhã de domingo estou sentado no computador, queria ir a praia mas me recuso a ficar horas dentro de um carro para andar poucos kilometros e quando chegar ainda ter que pagar estacionamento irregular, pois não são estacionamentos regulamentados e sim explorados por “espertinhos. E aqui estou eu, escrevendo mais um relato dos problemas que enfrentamos pela priorização  do carro. Tenho minhas magrelas e poderia, aliás é o que queria fazer hoje, ir para muitos lugares pedalando com minha família mas, não é possível por um único detalhe; O INDIVIDUALISMO da “enorme maioria” de motorizados que insistem em desrespeitar o nosso Código de Trânsito e transformam nossas ruas em uma questão de sobrevivência e “sorte” daqueles que se arriscam em caminhar ou pedalar pelas ruas.  


Como tenho costume gosto de chegar antes do horário, cheguei 14h30 na sede da AMPOLA. Começam a chegar os ciclistas e pouco antes das 15h resolvemos esperar um pouco mais e entre todos ficou decidido que o início se daria as 15h15. Saímos em 20 ciclistas em 17 bicicletas e meia!!! É isso mesmo teve bicicleta transportando três pessoas e uma “tandem articulada”, ou seja uma meia bicicleta acoplada em outra magrela. Foi esta a solução que achei para que minha filhota pudesse sentir o prazer de pedalar, infelizmente e como muitas outras pessoas são apenas nestes momentos, pedalando em grupo que as mesmas tem a “chance” de pedalar e é muito comúm as pessoas falarem que gostariam de pedalar mais mas, tem “muito” medo dos motoristas de automotores !!!

Iniciamos a Bicicletada pela rua Osni Ortiga e com seu inexistente acostamento a pedalada não é considerada das mais prazerosas devido ao extremo cuidado que temos que ter para transitar nela, seja desviando de buracos e desníveis, seja desviando dos automotores. A fila de Bicicletas pedalava e em ritmo de passeio todos conversavam, ao chegar próximo a Av. das Rendeiras o congestionamento presente como de costume pouco atrapalhou os ciclistas que passaram sem causar transtornos, sem emissão de poluentes e sem estressar seus “pilotos”, ao contrário dos automóveis. Chegando no centrinho congestionado um caminhão baú realiza uma estúpida manobra entarndo na contramão, com faixa dupla, sem espaço e “contra” o grupo de ciclistas que vinha transitando na faixa de Direito, não me contive e tive que xingar a todo pulmão mais uma atitude de um verdadeiro imbecil, colocando em risco de morte pedestres, ciclistas e outros motoristas que estavam na rua! Continuamos a pedalada e fomos até o TILAG, simulando uma integração bicicleta-ônibus urbano e como sempre, desde a primeira Bicicletada o bicicletário do terminal estava “abandonado” com uma motocicleta e servindo de depósito de móveis, tudo isso aliado a falta de segurança fazem com que poucas pessoas queiram ou possam utilizar suas bikes. Uma parada para descanso e retornamos para a rua, trancada de tanto carro,  no centrinho uma reunião na beira da Lagoa onde algumas ações levantadas pelos ciclistas participantes foram discutidas para realizar nas próximas Bicicletadas, uma delas realizar panfletagem aos motoristas com o intuito de educar e exigindo que cumpram e respeitem as regras de trânsito, trazendo benefício a todos que estão nas ruas.

Como já venho relatando há tempos, grande parte destes congestionamentos são causados pelos próprios motoristas que insistem em estacionar irregularmente, realizar conversões em local não permitido, estacionar e ocupar espaço sobre os passeios, colocando em risco de morte pedestres e ciclistas.  Passamos pelo congestionamento e ainda bem que alguns poucos motoristas respeitam e gostam de ver as Bicicletas passando, são estas pessoas que dão “esperança” de que o trânsito possa vir a ser mais Humano, com o Respeito a Vida de todos que estão e fazem parte deste, na Cidade de Floripa. Mas não dá para elogiar muito,  no retorno do pedal entrando na rua Osni Ortiga mais uma vez a imprudência e irresponsabilidade de três motoristas; um caminhão, um carro e uma moto realizam ultrapassagens com faixa dupla, retornando a sua faixa de maneira brusca para desviar dos tachões, gerando risco desnecessários a todos, simplesmente pelo “extremo egoísmo” destes “MALtoristas”. Por tudo isto é que redutores de velocidade, lombadas eletrônicas e multas de verdade são imprescindíveis nesta via e claro infraestrutura para os elementos mais importantes e frágeis do trânsito urbano, as pessoas.

CICLOVIA e PASSEIO na rua Osni Ortiga JÁ,

para que todos tenham seu Direito garantido de transitar por ela ao escolher a

Bicicleta ou o Caminhar como seu meio de locomoção.

Parece muita “reclamação”? Apenas relato aquilo que ocorreu e infelizmente essas coisas acontecem, eu mais que ninguém gostaria de relatar só coisas boas mas, muitos indivíduos não permitem que isso seja concretizado.

De qualquer forma a pedalada foi um sucesso todos passearam, se exercitaram e novas amizades se formaram. Tivemos ciclistas que vieram do Estreito prestigiar a Bicicletada do Porto da Lagoa.  E também a participação de uma ciclista que “desenferrujou”a bicicleta que estava parada há mais de cinco anos e inclusive está disposta a participar de mais pedaladas. E sou obrigado a chamar a atenção dos moradores locais. A Bicicletada é um momento que a comunidade tem e pode exercer sua cidadania participando e cobrando do Poder Público a Urgente Implantação da Ciclovia e Passeio para Pedestres na rua Osni Ortiga. Sabemos que a Ciclovia e sua interligação com as outras ciclofaixas e ciclovias,  não será um benefício apenas da Lagoa e sim de toda a População de Floripa.

E SEM DÚVIDA ESTA CICLOVIA SERÁ UMA DAS MAIS BONITAS DE SER UTILIZADA, seja para caminhar, pedalar, ir ao trabalho, passear, etc.

Fotos desta Bicicletada AQUI



Anúncios

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Tiago e Família said, on 15 de fevereiro de 2010 at 22:56

    Olá Daniel! Minha família e eu participamos da última bicicletada, e gostaríamos de receber seus informes nos seguintes e-mails: tiago, joaopedro, rosane e profsidnei.

    Grato! E até a próxima pedalada!

  2. Tiago e Família said, on 15 de fevereiro de 2010 at 22:58

    O email do meu irmão saiu errado, aí vai ele denovo joaopedro.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: