Danielbiologo's Blog

Bicicletada da última sexta de janeiro.

Posted in Pedala Floripa e Bicicletas por aí... by danielbiologo on 30 de janeiro de 2010

Fui para o ponto de encontro na concha acústica da UFSC e cheguei mais cedo, fiquei pedalando pela área e fui até uma lanchonete beber alguma coisa, pois estava sem garrafa de água (isso não se faz, devemos carregar a hidratação). Enquanto esperava os ciclistas chegarem fui conversando com pessoas que encontrava pelo local, e encontrei dois jovens tirando fotos com os mosaicos como plano de fundo. Um deles estava com um equipamento que potencializa o salto, um tipo de “mola” preso aos pés e tornozelos.

Ciclistas passavam mas, não paravam. Conversei com alguns e um deles, o Vítor,  falou que iria até em casa e voltaria. Começaram a chegar, os primeiros foram o Audálio e Cristian, logo em seguida a Ana Vivian e André e o Tiago, também o Vítor que estava “empinando” sua magrela enquanto esperávamos para iniciar a Bicicletada.

Como estávamos em sete ciclistas esperamos um pouco mais e pontualmente 19h10min saímos na Bicicletada de janeiro. Decidimos que iriamos até o trevo da Seta para ver as obras que, mais uma vez excluíram pedestres, cadeirantes e ciclistas para não “prejudicar” motoristas que estão confortavelmente sentados em seus carros parados no congestionamento que eles mesmo ocasionam.  A única pergunta que inclusive já foi feita oficialmente, é porque sempre e somente os automotores tem seu direito garantido de transitar pelas ruas de Floripa??

Pedalamos sem problemas pela Av. Jorge Lacerda, depois pela ciclovia do aterro sul e quando chegamos próximo ao trevo da Seta, estavam instalando um “outdoor”, com a frase “O fim das filas“. Não é preciso ser “muito esperto” para saber que ao duplicar ruas e avenidas ou construir elevados, viadutos e outros não diminuímos as filas e sim em vez de termos duas filas de carros, ao duplicar a via teremos quatro filas de carros! O problema não está nas vias e ruas, o maior problema sem dúvida é o enorme “volume” de  carros entupindo a cidade. Uma solução para estes, estão em um transporte coletivo eficiente, com custo “coerente”, com muito mais horários e ônibus LIMPOS, além de CICLOVIAS/CICLOFAIXAS e passeios adequados.

Passamos com dificuldade pelo local que passávamos antes, que já era ruim mas dava para passar e agora até o André brincou comigo dizendo -“Isso que dá deixar um cara com uma “full suspension” escolher o caminho!”,
mesmo assim não dá para passar pedalando tranquilamente. Pedestres caminhando pelo asfalto ainda fresco, tendo que se sujar para passar pelo local, e assim são “priorizados” apenas a passagem dos automotores.

Retornamos pela ciclovia com vento contra e fomos até um dos trapiches para mais uma foto do grupo. Pouco antes o Audálio deixou o grupo, afinal ele tinha uma “longa”pedalada até em casa e para aproveitar ainda a claridade do fim do dia para enfrentar a SC com mais segurança ou diria com menor risco.

Continuamos a pedalada passando pela rua Jerônimo José Dias/rua Profa. Maria da Luz/rua Silva Jardim. Cruzamos a passarela em frente ao Centro de Convenções para logo em seguida chegar na Ciclovia da BeiraMarNorte onde passamos por mais um transtorno inútil que foi e ainda é o “enfeitinho”de Natal … para depois chegar em mais um transtorno aos pedestres e ciclistas que estão sendo as obras da CELESC. Mais uma vez escrevo, sei que as manutenções, consertos e até melhorias precisam ser realizadas. Minha pergunta é “Porque sempre os pedestres, cadeirantes e ciclistas são impedidos, obstruídos e colocados em risco para que apenas os motorizados possam transitar em seguranca?” O grupo então foi até a saída da Bicicletada onde o Vítor ficou e os demais, agora apenas 4,  foram até a Madre Benvenuta onde nos despedimos e Eu parei para abastecer meu veículo com um  cachorro quente e duas latinhas, para encarar o morro da Lagoa e voltar

Nesta Bicicletada percorremos aproximadamente 27km e os únicos “problemas” enfrentados foram onde havia obras nas ruas,  desrespeitando Pedestres, Cadeirantes e Ciclistas.

Relato fotográfico – AQUI

Relato do Cristian – AQUI

Fotos da ANA – AQUI

Minha kilometragem total= 57km.


Anúncios

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Bicicletada de janeiro « Bicicletada Floripa said, on 30 de janeiro de 2010 at 16:06

    […] Relato Danielbiologo – aqui. […]

  2. julidiehl said, on 1 de fevereiro de 2010 at 20:13

    esperasse mais 2 minutinhos além dos 10, eu e o marcel tb poderíamos ter participado.
    faltou telecomunicação 🙂


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: