Danielbiologo's Blog

Pedal noturno da quarta feira.

Posted in Pedala Floripa e Bicicletas por aí... by danielbiologo on 21 de janeiro de 2010

Quarta feira dia de vários grupos que realizam um pedal noturno. Fui trabalhar de bicicleta, saí de casa e sem pedalar muito forte 40min depois (10min a mais do que ir de carro sem nenhum congestionamento!), no caminho quando pedalava pela ciclovia da Hercilio Luz não percebi os galhos das árvores exóticas (nem deveriam estar aqui? e sim espécies da Mata Atlântica!) e dei uma “capacetada” e um galho baixo, levei um belo susto !  Cheguei no meu trabalho, banho de pia, troca de roupa, coloquei a magrela atrás de mim e pronto, liguei o computador e ao trabalho.

De repente olho para a rua e uma chuva relativamente forte tem início, parou, começou de novo e assim foi durante toda a tarde. Recebi um e-mail do pedal do Della cancelando o mesmo, saí do trabalho e fui até a BikeDream onde teria o Pedal da Família e 20h não havia ninguém, a chuva espantou todos. Eu não tinha escolha, tinha que voltar para casa mas iria pedalar sozinho um pouco e nesta questão a bicicleta é fantástica -Você não fica sozinho por muito tempo ! Cruzei com dois ciclistas em frente ao shopping BeiraMar conversamos um pouco e quando o sinal abriu fui para a ciclovia passear um pouco. Em frente ao Koxixo’s um grupo de ciclistas estava parado, parei e encontrei alguns amigos do FloripaBikers e me juntei ao grupo. Fizemos um pedalzinho leve por dentro da UFSC e ciclovia da BeiraMar e no retorno me despedi do grupo e sozinho, mais uma vez, para iniciar a subida do morro da Lagoa. Parei no cachorro loko para abastecer, conversei com pessoas que ali estavam para em seguida retomar meu pedal de volta. Na subida do morro durante um bom trecho acompanhei e até ultrapassei carros presos no congestionamento às 22h, eu estava na marcha mais leve e mais lenta também, escrevo este detalhe só para ilustrar como o trânsito de Floripa está caótico, e o pior de tudo, todo esse caos, é 90% causado pelo desrespeito as regras de trânsito. Parei no mirante para respirar um pouco e ver o visual. Agora vem a descida do morro, não precisamos pedalar mas precisamos de bons freios e bastante atenção nas curvas, com o asfalto meio molhado e poças “furtacor” pela presença de óleo e combustivel que os automotores deixam pelo caminho,  uma derrapada é certa se abusar da velocidade.

Uma parada no SucodaSaúde para ver amigos e tirar esta foto; “Tubo de bicicleta!”

"SURFBIKERIDER"

Entrei na rua Osni Ortiga e como sempre a impaciência de motoristas estressados por estarem presos dentro de um carro, ainda insistem em desobedecer o CTB. Nesta via simples onde só passa um veículo, eu transitando na frente a 30km/h e este “energúmeno” ao volante acelerava e buzinava tentando me empurrar para fora da sua frente, fiz gesto com a mão para que ande devagar. Se eu estivesse a 15, 20, 25 ou como estava, a 30km/h, este veículo deve esperar e andar atrás de mim até que seja possível ultrapassar com segurança, “a bicicleta tem preferência sobre os motorizados”. E digo mais, no trânsito urbano a velocidade máxima deveria ser de 40km/h! A Osni Ortiga é realmente muito perigosa pelo “egoísmo”, “individualismo”, “ignorância”, “irresponsabilidade” e pela falta de multas de verdade.

Cheguei no trevo do Canto onde parei no shopdog e me refresquei com uma latinha gelaaaada.  Lembram da chuva? Pois é saí do trabalho 19h30min e até chegar em casa lá pelas 23h não peguei chuva, aliás a temperatura esteve agradabilissíma para pedalar, meu radiador funcionou bem até na subida do morro…….rsrsrs

Representação gráfica do meu percurso, 44km.

Deixe um comentário

