Danielbiologo's Blog

História de minhas bicicletas…ainda sendo escrita!

Posted in Pedala Floripa e Bicicletas por aí... by danielbiologo on 1 de agosto de 2009

Quem  sabe  o  que  fui  buscar  nas  velhas  lembranças  das  minhas  velhas  bicicletas ?

1- Raleigh-2

Segunda metade da década de 1970 um velho “slide” projetado na parede e depois fotografado por meu irmão, agora postado aqui, lembrando das pedaladas na ”Calle Noriega” esquina com Cuzco em Quito/Ecuador. E que pedaladas, relendo minha vida através das Bicicletas. Tudo começou quando procurava bicicletas na internet e resolvi colocar a marca da minha velha bicicleta, uma Raleigh Chopper,  para minha surpresa esta bicicleta é um ícone,  tendo clubes, colecionadores, encontros, roupas  e outros fazendo alusão a este modelo.

1- Raleigh

Duas Chopper restauradas/conservadas, um encontro de proprietários e as propagandas da época remetendo a idéia de um dragster e do hovercraft, máquinas possantes daquele período, assim como as bicicletas Raleigh  ”Chopper”.

The Raleigh Chopper was one of the most coveted ‘must have’ possessions in the 1970s. The Raleigh Chopper has achieved cult status and  is proven by its huge fan base and the succes of the Raleigh Chopper Owners. In 1970 the first appearance of the Raleigh Chopper. The Chopper with its wedge-shaped frame, large back wheel and small front wheel, and its angular, aggressive-looking seat was an enormous success in Britain and America.

Raleigh launched the Grifter and another cult classic is born. It was a safe version of a bike which was evolving slowly in America – the BMX machine. The next follow-up to the Chopper was the Grifter, launched three years later, in June 1976. It resembled a BMX bike but with mudguards and a three-speed hub.

1- Raleigh-1

As fotos foram retiradas da internet,  minha Grifter  era igual a foto da revista, de cor azul..

Quando retornamos ao Brasil em 1981, trouxe comigo uma Raleigh  Grifter. Não era nada comúm para a época aqui no Brasil as bicicletas estilo BMX, com pneus largos com grandes gomos hexagonais remetendo ao ”fora de estradas”,  lembro de como ela fazia sucesso nas ruas do Bairro dos Jardins em SAMPA e em Tramandaí onde fazia “apresentações” de saltos com a mesma, em uma rampa de madeira, na frente da qual  meu irmão deitava para eu saltar por cima  dele,  sob o olhar dos familiares e vizinhos.

Certo dia lá pelo ano de 1984(?),  pedalando pelo bairro parei na esquina da Alameda Jaú, na Pira-Caá, loja de aquarismo onde sempre que podia estava lá, apoiei a minha Grifter ao lado da entrada e de repente alguém  ”roubou”  descendo a Alameda Campinas e embalado sumiu, ainda corri pelas ruas, na irracionalidade do momento lembro que fui até meu apartamento peguei uma faca de cozinha e sai correndo pelas ruas novamente,  achei um carro de polícia comuniquei o furto e nunca mais vi minha Bicicleta Raleigh Grifter.

Remeto aqui a um detalhe maravilhoso destas lembranças, entre muitas outras é lógico mas, tive duas Bicicletas ícones da época, algo difícil nos dias de hoje em que temos todo tipo de opções e modelos de Bicicletas nacionais ou importadas. Naquele tempo eram o sonho de qualquer criança e meus Pais me deram isso.

Obrigado Papai e Mamãe!

Tagged with: , , ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] atrás tive duas Bicicletas da Raleigh, ambas com estilos “inovadores” na época – História das minha bicicletas.. 1977? – Eu e minha Raleigh Chopper e ao fundo um colega da rua com uma bike da época […]

  2. Os números de 2010 « Danielbiologo's Blog said, on 2 de janeiro de 2011 at 12:10

    […] História de minhas bicicletas…ainda sendo escrita! agosto, 2009 1 comentário […]


Deixe um comentário

