Danielbiologo's Blog

Primeira semana de outubro ….

Posted in Pedala Floripa e Bicicletas por aí... by danielbiologo on 8 de outubro de 2010

Dia 4 de outubro, saí de casa bem cedo com destino a São Domingos para uma semana de trabalhos junto ao Parque Estadual das Araucárias. Coloquei minha dobrável na bagagem. Segunda feira com chuva durante todo o dia, a estrada sempre molhada e um grande susto, ainda tenho a imagem do caminhão vindo em minha direção lateralmente! Chovia muito, tráfego intenso com muitos caminhões, eu dirigia a Ranger pouco acima dos 80km/h e numa reta, a famosa aquaplanagem se fez presente, com a pick-up de lado invadindo a mão contrária vi os faróis do caminhão na “minha porta”,  já havia tirado o pé do acelerador e não pisei no freio, tentava segurar na direção,  senti as rodas dianteiras no asfalto mas, a traseira com os pneus muito lisos jogava de lado, com mais sorte que habilidade “consegui” recuperar a trajetória e “assumir” o comando do veículo novamente ….. UFA !!! Assustado prossegui a viagem.

Cheguei em são Domingos e fui direto ao hotel, ainda chovia bastante e resolvi ficar no quarto e descansar.

Dia 05 acordei cedo ainda achando que o tempo estava ruim, fiquei enrolando para sair do quarto e antes da hora combinada, mas tarde para pedalar, saí e verifiquei que um belo dia se aproximava, muita “neblina” nas ruas e o céu “abrindo” azul. Dito e feito, assim que a manhã acordava e a neblina se dissipava, o dia ensolarado ficava. Desenvolvidos os trabalhos do dia e retornando ainda com bastante luz saí para pedalar e conhecer de perto as ruas de São Domingos.

A cidade tem ruas largas e movimento pouco intenso comparando com Floripa, ao mesmo tempo com veículos “diferentes”, quase sempre transportando grãos e animais (agroindústria da região). Em menos de uma hora já havia pedalado por todas as ruas asfaltadas e um pouco nas SC (estradas estaduais), além de passear na única praça bem arrumada com quadra de esportes coberta, bancos, estação de ginástica e pista de skate. Foram +ou- 15km no final de uma terça feira, cruzei com alguns ciclistas (poucos) e apenas um comércio com bicicletas onde vendiam artigos esportivos. Não pedalei nas ruas de pedras, muito irregulares para minha dobrável. Voltei ao hotel, deixei meu veículo no quarto e fui ao supermercado comprar minha janta.


Dia 06 acordei mais cedo para pedalar e como já sabia o que me esperava se fosse pedalar apenas na cidade, resolvi pegar a estrada, rapidamente estava na SC-480 e nesta estrada não há acostamento nenhum, com movimento reduzido os carros e caminhões passam muito acima da velocidade recomendada. Me sentindo inseguro, depois de alguns kilometros resolvi retornar. Cheguei em São Domingos e ainda dei uma volta pelas ruas da cidade, no total pedalei aproximadamente 26 km.

Neste pedal encontrei com várias Curicacas (Theristicus caudatus).

E verifiquei como o “cheiro” dos caminhões transportando suínos consegue ser “nauseante”, quando os mesmos te ultrapassam justamente naquele momento em que estamos respirando a “todo vapor” para oxigenar a pedalada. Uma outra coisa que me chamou a atenção foi a enorme quantidade de cacos de vidro (garrafas de cerveja) no chão ao longo das estradas.

Também foi uma pedalada de sensações diferentes por estar em estradas quase sem movimento e sem nenhuma outra pessoas num raio de vários kilometros.  Realmente pedalar em meio as plantações, com o horizonte a perder de vista e no asfalto “deserto” com apenas o vento e a corrente da bike como sons de compania, o pensamento vai longe e descansa nossa cabeça.

 

 

Ciclista e bicicletas esquisitos na cidade !!! hehehe

 

Na quinta feira acordei e chovia, não saí de bike. Na padaria enquanto tomava o café da manhã e conversava com funcionários, comentei que tinha saído de bike pela cidade. Neste momento fui informado que um “jornalista” local iria/queria conversar comigo, em virtude da bicicleta e roupas esquisitas de um ciclista que estava pedalando na madrugada e durante a noite.

O encontro não aconteceu!

Na sexta-feira retornei para Floripa, desta vez a viagem foi tranquila, com chuva apenas nos kilometros finais.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

